You are visiting us from Ohio. You are located in HHS Region 5. Your Center is Great Lakes ATTC.

Abraçando a Mudança – Diversidade e Conectividade na Saúde Mental e Abuso de Substâncias

Por Dr. Susie Villalobos, Diretora dos Centros Nacionais Hispânico-Latino de Treinamento e Assistência Técnica em Abuso de Substâncias e de Prevenção

As vidas e os meios de subsistência de muitos hispânicos e latino-americanos foram profundamente afetados pelo impacto do COVID-19. O holofote nos lembrou das contínuas desigualdades raciais e étnicas na saúde e assistência à saúde. A qualidade, a experiência e o acesso permanecem estagnados à medida que a vulnerabilidade socioeconômica aumenta os problemas de uso de substâncias, transtornos de saúde mental e resultados negativos no geral (Goldman, N., 2018).

Os Centros Nacionais Hispânico-Latino de Treinamento e Assistência Técnica em Abuso de Substâncias e de Prevenção continuam a colaborar com agências comunitárias e TTCs Regionais em todo o país no atendimento às diversas comunidades afetadas. Uma palavra comum usada no desenvolvimento de nossos produtos é "resiliência"!

Resiliência da comunidade. Coragem do indivíduo. E orgulho da cultura.

Mês da Herança Hispânica

A população hispânica nos Estados Unidos é a maior minoria étnica, com mais de 60,6 milhões de pessoas (Ramirez, A.G., 2021). O tema deste ano para o Mês da Herança Hispânica, "Unidos: Inclusão para uma Nação Mais Forte" confere o reforço de diversas vozes e perspectivas na construção de conexões mais fortes.
De 15 de setembro a 15 de outubro, celebramos a cultura hispânica/latina e Latinx, com foco na herança de nossos diversos cidadãos dos países latino-americanos do Brasil, Espanha, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.

HHM month

Nós, dos Centros Nacionais Hispânico-Latino ATTC/PTTC e a nossa agência matriz, Associação Nacional Latina de Saúde Mental e Abuso de Substância (NLBHA), celebramos nossa cultura durante o mês, promovendo a diversidade e o sucesso das contribuições que os hispano-americanos fizeram ao longo da história. Nossa Conferência Nacional sobre Saúde Comportamental dos Latinos de 2022, nos dias 15 e 16 de setembro no Hotel Sahara em Las Vegas, Nevada, coincide com o início do Mês da Herança Hispânica. O objetivo da Conferência é destacar os dados mais recentes e relevantes sobre prevenção, tratamento, recuperação, política e pesquisa com foco nas comunidades hispânicas e latinas.

A agenda da conferência destaca apresentações inovadoras, culturalmente responsivas e linguisticamente apropriadas. Nossos palestrantes principais destacarão o tema de nossa conferência com foco na Equidade de Saúde Comportamental Latina e terminarão o evento de dois dias em uma celebração beneficente no dia 16 de setembro com uma homenagem musical a Selena e Vicente Fernandez, enquanto arrecada dinheiro para estudantes da área de saúde comportamental.

Conectando-se com a comunidade

Esforços colaborativos do NHL-ATTC e PTTC produziram três novas e interessantes séries de aprendizado focadas no desenvolvimento da força de trabalho de provedores de saúde mental e abuso de Substâncias que trabalham com comunidades hispânicas/latinas/latinx.
Nossa primeira série se aprofundou em Entendendo, vivendo e gerenciando perdas e luto: a vida com a pandemia de Covid-19 para latinos com uma visão sobre homens latinos. A série foi liderada por Elizabeth Robles, uma tanatologista certificada, e reuniu mais de 200 participantes. 
A segunda série de aprendizado virtual, “Uma adaptação cultural de Triagem, Intervenção Breve e Encaminhamento ao Tratamento (SBIRT) para trabalhar com comunidades hispânicas e latinas”, apresentada por Diana Padilla, fala profundamente sobre os princípios culturais fundamentais da “Humildade Cultural” e “Serviços Culturalmente Responsivos” e a relevância das crenças, práticas e necessidades linguísticas de diversas comunidades.

E, finalmente, encerrando com a Dra. Marilyn Sampilo em uma série de quatro partes intitulada: Acelerando o Treinamento em Equidade em Saúde Mental e Abuso de Substâncias: Uma Série de Aprendizagem para Trainees, projetada para aprimorar a educação e o treinamento relacionados à equidade em saúde para os atuais estagiários/estudantes de saúde comportamental.

Abraçando a equidade

Ao encerrar o 4º fiscal com um menu de serviços para nossas agências de atendimento hispânicas/latinas/latinx, estamos orgulhosos de avançar com novas colaborações no horizonte.

Temos planos para uma avaliação nacional para identificar as necessidades de nossos especialistas em recuperação de pares de língua espanhola. Nosso podcast Latinos Con Voz, produzido por nossa equipe ATTC e PTTC, criou mais de seis séries, em inglês, espanhol e português, e desenvolverá novos episódios focados na Prevenção do Suicídio, Tratamento do Uso de Estimulantes e Atendimento Informado ao Trauma em comunidades rurais.

A quarta edição da Newsletter Cultivando O Bem-Estar será lançada em setembro. Com o desenvolvimento desses produtos, promovemos e defendemos uma mudança na compreensão de uma abordagem interseccional entre os provedores, que considera fatores estruturais e impactantes na ligação entre a defesa da saúde e a igualdade social.
A desigualdade de serviços desempenha um papel central na determinação da saúde mental, oportunidade e bem-estar de uma pessoa. 1 em apenas 10 cidadãos latinos nos EUA procura serviços de saúde mental (Vahratian, A., 2021).

Atendemos ao chamado para aumentar o acesso e construir uma força de trabalho de saúde mental e abuso de substâncias que espelhe sua população. Só então facilitamos a equidade, abraçamos a mudança e promovemos o acesso aos direitos humanos básicos, incluindo a saúde. Estamos ansiosos pelo nosso quinto ano dos Centros Nacionais Hispânico-Latino de Treinamento e Assistência Técnica em Abuso de Substâncias e de Prevenção para continuar nosso trabalho de programação multilíngue, influenciando a defesa da saúde e impactando a experiência de grupos carentes para inspirar mudanças de sistemas em larga escala.


Biografia do autor 

A Dra. Susie Villalobos é a Diretora Centros Nacionais Hispânico-Latino de Treinamento e Assistência Técnica em Abuso de Substâncias e de Prevenção. Antes de ingressar na NLBHA, a Dr. Villalobos trabalhou com instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos como defensora público e pesquisadora, implementando e gerenciando estudos/programas clínicos e sociocomportamentais. Sua experiência em trabalhar com agências locais, estaduais e federais decorre de suas associações com organizações comunitária focadas em atividades comprometidas com as disparidades de saúde entre as populações latinas que vivem e trabalham na fronteira EUA-México. A Dra. Villalobos, na qualidade de Avaliadora Regional do Estado do Texas, na Região de Saúde Pública 10, foi líder em análise de dados, otimização de dados, análise de políticas e previsão. Ela é formada no Programa Nacional de Liderança Executiva e Associação de Bolsas Executivas Hispânicas e Latinas de 2021. Ela é particularmente apaixonada por lidar com problemas enfrentados por populações latinas, idade, raça, gênero e localização biográfica.

A Dra. Villalobos recebeu seu doutorado em Administração e Liderança Educacional pelo Departamento de Educação da Universidade do Texas em El Paso e um mestrado em Psicologia Educacional/com foco em Aconselhamento Comunitário do Departamento de Educação da Universidade do Texas em El Paso .


Referências:

Goldman, N., Glei, D. A., & Weinstein, M. (2018). Declining mental health among disadvantaged Americans. Proceedings of the National Academy of Sciences, 115(28), 7290-7295.

Ramirez, A. G., Lepe, R., & Cigarroa, F. (2021). Uplifting the Latino population from obscurity to the forefront of health care, public health intervention, and societal presence. JAMA, 326(7), 597-598.

Vahratian, A., Blumberg, S. J., Terlizzi, E. P., & Schiller, J. S. (2021). Symptoms of anxiety or depressive disorder and use of mental health care among adults during the COVID-19 pandemic—United States, August 2020–February 2021. Morbidity and Mortality Weekly Report, 70(13), 490.

map-markermagnifiercrossmenuchevron-down