You are visiting us from Ohio. You are located in HHS Region 5. Your Center is Great Lakes ATTC.

Refletindo sobre 'identidade' neste Mês da Saúde Mental das Minorias

English Version
Spanish Version

 

Minority Mental Health

 

Por Alfredo Aguirre, consultor, Diretor aposentado de Saúde Mental e Abuso de Substâncias do Condado de San Diego
 

Como profissional no campo de saúde mental e abuso de substâncias com mais de 40 anos de experiência, tenho forte convicção de que a identidade é a base do desenvolvimento positivo da “Saúde Mental das Minorias”.

Digo isso como filho do meio de cinco irmãos nascidos nos EUA de imigrantes salvadorenhos. Meu pai foi criado em uma pequena cidade rural em El Salvador. Minha mãe era de uma cidade maior, Santa Ana. Meu pai imigrou primeiro no início dos anos 1940 como estudante de arte. Ele mudou seus planos de carreira alistando-se no Exército dos EUA, se deslocando para o Oceano Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Ele ficou noivo de minha mãe, que tinha se mudado para a Cidade do México para ficar com parentes. Por motivos políticos, muitos de seus familiares tinham imigrado para o México e, mais tarde, para a Costa Rica.

Em 1948, minha mãe se une ao meu pai. Eles se casaram e se instalaram na área da baía da Califórnia, comprando uma casa pelo Empréstimo G.I. em um subúrbio da classe operária de São Francisco. Meu pai foi trabalhar para a Bethlehem Steel, enquanto minha mãe era dona de casa e mais tarde trabalhou cuidando de um vizinho idoso.

Minha experiência mais íntima com aculturação/assimilação (Choy et al., 2021) foi uma luta com meu nome. Como muitos imigrantes, meus pais queriam que eu tivesse um nome “americano”. Eles me chamaram de Freddie, um derivado de Alfredo, meu tio. Durante a adolescência, vivi certo conflito com meu nome e identidade. Eu era um estudante mediano, praticava esportes no ensino médio, mas me tornei mais consciente da origem da minha família. Comecei a sentir a necessidade de abraçar minha identidade latina/salvadorenha. Mudei legalmente meu nome para Alfredo na pós-graduação, honrando o legado da minha família e abraçando minha cultura.

Minha experiência de aculturação ilustra o impacto multigeracional de trauma, vício e doença mental. O transtorno por uso de álcool era gritante em minha linhagem masculina. Meu pai, meus avós e o irmão da minha mãe, todos sofreram de transtorno por uso de álcool, os levando à morte. Quando adolescente, tive duas experiências com álcool que poderiam ter me matado. Jamais esquecerei que, após o segundo incidente, minha mãe me chamou de lado e disse em espanhol, em lágrimas: “Não consigo ver você repetir os mesmos hábitos que mataram meu irmão”.

Isso teve um impacto profundo em mim naquele dia. Consequentemente, abordei a bebida com cautela e estava determinado a não carregar o legado do “el trago” em minha família.

Como muitas famílias, temos um histórico de distúrbios de saúde mental. Por parte de meu pai, um segredo de família foi bem guardado sobre a morte da minha avó. A história era que ela sofreu um acidente grave ao cair de um penhasco no leito de um rio. Após a morte do meu pai em 1986, uma tia revelou que minha avó sofria de depressão, agravada pela humilhação de uma traição muito pública de seu marido na pequena cidade onde moravam. Sua queda não foi um acidente. Ela saltou para a morte. O estigma ainda está vivo e forte na minha família. Até hoje, uma prima não quer acreditar que nossa avó tirou a própria vida.

O suicídio da minha avó abateu o meu pai e causou uma separação com o pai dele, fazendo-o perder qualquer herança da pequena plantação de café do meu avô e levando-o a imigrar para os EUA. Quando penso na saúde mental dos meus pais (a depressão e uso de álcool do meu pai e a ansiedade da minha mãe), vejo claramente o impacto intergeracional em mim, meus irmãos e os filhos de meus familiares. Felizmente, nossa família é unida, mas ainda vejo como a negação e o estigma nos impedem de ter um bem-estar ideal.

Entrei na faculdade comunitária de San Mateo (CSM) e me inscrevi no Programa de Preparação Cultural (CRP), que foi projetado para apoiar o sucesso acadêmico de alunos de minorias. Minha conexão com o CRP e seu diretor, Adrian Orozco, foi fundamental para que eu me tornasse um líder. Adrian foi um mentor e me encorajou a buscar meu objetivo nas profissões de ajuda ao próximo e na organização de comunidades. Ele foi um exemplo, demonstrando humildade e a importância de ter um propósito de vida. Ele teria um efeito duradouro em mim, incentivando-me a buscar oportunidades acadêmicas e profissionais. Ter exemplos a seguir é um ingrediente essencial para a realização positiva da Saúde Mental das Minorias. (Cariello, et al, 2022).

Eu tive meus próprios desafios de saúde mental, surgindo no final da adolescência e início dos 20 anos. Eu sofri ataques de ansiedade enquanto frequentava a faculdade. Percebi a conexão entre maconha e ansiedade (Villarosa-Hurlocker et al., 2019). Felizmente, meu médico me ajudou a entender minha condição e como eu poderia utilizar o relaxamento. Se se tornasse insuportável, prescreveria um calmante. No entanto, eu nunca tive que tomar um e administrei esses sintomas de forma eficaz enquanto me abstinha da maconha.

Minha experiência no CSM se completaria quando, logo após me aposentar como Diretor de Saúde Mental do Condado de San Diego, fui convidado para ser o primeiro orador na formatura do CSM em junho de 2019.

Eu compartilhei a história sobre minha ansiedade, minha jornada para se tornar um assistente social, e minhas posições de liderança em saúde mental comunitária. Um dos fatores para a minha escolha de carreira foi a minha tomada de consciência e o manejo da minha ansiedade. Mais tarde, ouvi de professores e alunos que compartilhar minha experiência de vida foi significativo e normalizou seus próprios desafios de saúde mental na busca de seus objetivos. Sugiro que o avanço da Saúde Mental das Minorias possa incluir narrativas pessoais, especialmente de alguém que alcançou sucesso nessa área.

Ter um forte senso de identidade cultural, uma consciência da história familiar – incluindo lutas com condições de abuso de substâncias e saúde mental como traumas – e ter exemplos a seguir fornecem uma base para oferecer atendimento clínico eficaz a diversas populações. Essa base também serve como alicerce para os líderes, ajudando a desenvolver sistemas que garantam serviços culturalmente competentes para essas populações.


Referências:

Choy, B., Arunachalam, K., S, G., Taylor, M., & Lee, A. (2021). Revisão sistemática: Estratégias de aculturação e seu impacto na saúde mental das populações migrantes.   Saúde Pública na Prática, 2, 100069. https://doi.org/10.1016/j.puhip.2020.100069 

Cariello, A. N., Perrin, P. B., Williams, C. D., Espinoza, G. A., Paredes, A. M., & Moreno, O. A. (2022). Moderando Influência do Apoio Social nas relações entre Discriminação e Saúde via Depressão em Imigrantes Latinos. Journal of Latina/o psicologia, 10(2), 98–111. https://doi.org/10.1037/lat0000200

Villarosa‐Hurlocker, M. C., Bravo, A. J., Pearson, M. R., Prince, M. A., Madson, M. B., Henson, J. M., Looby, A., Gonzalez, V. M., Henslee, A. M., Cuttler, C., Wong, M. M., & McChargue, D. E. (2019). A relação entre ansiedade social e resultados de uso de álcool e maconha entre usuários com comorbidade. Um Modelo Motivacional de uso de substâncias. Alcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental, 43(4), 732–740. https://doi.org/10.1111/acer.13966 

 

AlfredoSobre o autor: Alfredo Aguirre, LCSW, tem mais de 40 anos de experiência na área de saúde mental como assistente social psiquiátrico, supervisor, gerente e executivo de equipes de funcionários. Ele trabalhou no Condado de San Diego na função de Diretor de Saúde Mental e Abuso de Substâncias desde 1999, aposentando-se como Diretor de Serviços de Saúde Mental Mental e Abuso de Substâncias em 2019. Ele continua a atuar no Conselho de Administração da Rede Nacional de Gerentes de Serviço Social como membro emérito, e no Conselho Consultivo do Centro Nacional Hispânico-Latino de Treinamento e Assistência Técnica em Prevenção (NHL PTTC) da Associação Nacional Latina de Saúde Mental Mental e Abuso de Substâncias (NLBHA). Ele recebeu seu mestrado em Previdência Social em 1978 pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

map-markermagnifiercrossmenuchevron-down